PESQUISA TECNOLÓGICA
Documento de patente como fonte de informação tecnológica.
A pesquisa tecnológica é uma busca de patentes realizadas em bancos de dados no Brasil e exterior. Neste tipo de pesquisa, fornecemos cópias completas de todos os documentos encontrados e um parecer técnico sobre o resultado, que depende da finalidade para a qual a pesquisa foi feita.
Os documentos encontrados em uma pesquisa tecnológica caracterizam uma valiosa fonte de informação porque podem servir de base para desenvolver novas tecnologias. Além disso, eles indicam o tipo de tecnologia que está sendo protegida pelos concorrentes, mostram um panorama das tendências tecnológicas no Mundo e, ainda, podem fornecer soluções prontas que não foram patenteadas no Brasil e que estão livres para a reprodução por qualquer interessado.
Motivos para fazer uma pesquisa tecnológica:
1 – Em todo o mundo, empresas gastam grandes somas de dinheiro reinventando tecnologias que já foram anteriormente patenteadas por terceiros e que, no fim, não poderão ser utilizadas devido à exclusividade detida pelos titulares destas patentes. Por isso, a realização de uma pesquisa tecnológica, antes do início de qualquer projeto, não somente impede que a empresa gaste recursos reinventando tecnologias que já pertencem a terceiros, como pode fornecer subsídios para desenvolver soluções próprias para o problema, que também podem ser objeto de patente.
2 – Apenas 30% da tecnologia produzida no exterior é protegida também no Brasil. Os demais 70% estão em domínio público em nosso país e podem ser reproduzidos por qualquer interessado.
a) A pesquisa tecnológica revela inúmeras tecnologias que não foram protegidas no Brasil e podem ser legalmente reproduzidas e utilizadas por qualquer interessado, sem que isso se constitua crime ou que seja necessário pagar pelo uso.
b) A pesquisa tecnológica também revela todos os países onde determinada tecnologia está protegida e quais os países onde está em domínio público, logo, revela para quais países determinado produto (livre para reprodução no Brasil) pode ser exportado e para os quais não pode.
3 – Qualquer invenção, desde que dotada de novidade, pode ser protegida no nosso país e no exterior. A pesquisa tecnológica revela todos os documentos anteriores relevantes que podem ser impeditivos para o pedido, para determinar se é viável obter patente.
4 – Todos os dias são depositados no Brasil pedidos de patente que tem como objeto produtos já existentes no exterior, visando obter exclusividade em nosso país. A pesquisa tecnológica permite encontrar documentos de patente estrangeiros que podem ser utilizados para impedir a concessão da patente ou anular patentes concedidas, eliminado restrições indevidas ao mercado.